08 maio 2015

Livro: Austenlândia

Austenlândia

Título original: Austenland
Autora: Shannon Hale
Tradutora: Regiane Winarski
Ano: 2014
Editora:Record
Páginas: 238

Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, guarda um segredo constrangedor: é obcecada pelo Sr. Darcy, personagem criado por Jane Austen. Com uma vida amorosa lamentável, Jane decide aceitar seu destino - noites solitárias no sofá assistindo a Colin Firth em Orgulho e preconceito. Contudo, ao ganhar uma viagem de férias para Austenlândia, um misterioso lugar onde todos devem se portar como se estivessem em uma obra da consagrada escritora, Jane tem a chance de viver o romance que sempre sonhou. Mas pode a vida imitar a arte?

Você já teve uma obsessão daquelas que te segue aonde quer que você esteja e vira, inclusive, motivo de piada entre os seus amigos? Pois é, Jane Hayes sofre desse mal e tenta de todas as maneiras esconder seu vício na versão da BBC de Orgulho e Preconceito, chegando a eleger uma planta como esconderijo perfeito para sua cópia do DVD.

Porém, bastou a visita de sua tia-avó Carolyn para que seu segredo fosse descoberto, valendo-lhe após o falecimento desta uma herança bem inusitada: três semanas de férias em Pembrook Park, lugar que promete transportar seus clientes para a época dos livros de Jane Austen com direito a um Mr. Darcy só para ela!

E lá vai Jane se aventurar entre calças justas e passeios por lindos jardins acreditando que, mesmo de mentirinha, seria cortejada pelo homem dos seus sonhos. Mas, como nem tudo é perfeito, logo percebe que suas férias nada convencionais não seriam tão magnificas quanto deveriam, afinal, ela não era o tipo de cliente habitual que Pembrook Park estava acostumada a receber.

Quem acompanha romances Chick-Lit de cara vai se identificar com a escrita de Shannon Hale. A autora é ágil e não perde tempo descrevendo detalhes que não irão contribuir para o avanço da estória, o que torna a leitura rápida e empolgante. 

Hale também consegue criar uma estória divertida, sujeita em alguns momentos ao exagero, o que não compromete a leitura, embora faça com que você questione a atitude de alguns personagens, em especial as da Srta. Charming que de longe é a personagem mais engraçada do livro, porém a que mais causa momentos vergonha alheia.

Jane Hayes é a típica protagonista do gênero, bonita e bem sucedida profissionalmente, acaba aceitando a herança de sua tia-avó como última tentativa de desvincular seu ideal masculino do Mr. Darcy, já que não foram poucos os seus relacionamentos que sofreram por causa das comparações. Torcer pelo final feliz de Jane não é difícil e a personagem se mostra uma boa companhia durante a leitura, sendo suas descrições dos antigos namorados, que iniciam cada capitulo do livro, capazes de nos fazer perdoar os momentos de indecisão da protagonista.

E por falar em indecisão, como não poderia deixar de ser, a trama nos traz um triângulo amoroso que mesmo sendo divertido de acompanhar, falha em nos fazer duvidar sobre qual será a escolha de Jane no final. De um lado temos o charmoso e atencioso Theodore (Martin para os íntimos), jardineiro de Pembrook Park que acaba consolando a protagonista quando esta se vê "excluída" das atividades do lugar. Do outro o misterioso Mr. Nobley, ator que cumpre muito bem seu papel como Mr. Darcy e faz com que Jane se veja obrigada a afirmar a todo momento que aquele é apenas um profissional fazendo o seu trabalho.

Para os fãs de Jane Austen, principalmente os de Orgulho e Preconceito, a leitura pode ter um atrativo a mais, já que claramente os atores de Pembrook Park se inspiram neste livro em particular para atender suas clientes. Porém, é bom não iniciar a leitura de Austenlândia esperando uma exploração mais profunda do universo criado pela autora inglesa, o que conta aqui são as personagens carismáticas criadas por Hale, perfeitas para uma leitura rápida e descompromissada.

No fim, Austenlândia é um livro leve e divertido, que provavelmente não se tornará inesquecível, mas garante ao leitor momentos de descontração acompanhados de boas gargalhadas, e só isso já vale a leitura.

Onde comprar: SaraivaSubmarinoAmazon

Nenhum comentário :

Postar um comentário